Accessibility Tools

ufrj_logotopo.png        logobiofisica_topo.png

en             br
Lupa.png

Localizado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ), desde sua fundação em 2012, nosso laboratório é dedicado à investigação avançada dos mecanismos imunomodulatórios durante infecções parasitárias e fúngicas. Além disso, nossas pesquisas se empenham em investigar os efeitos imunomoduladores de produtos naturais e fatores de virulência purificados de microorganismos patogênicos na ativação e resposta celular.

O Laboratório de Imunomodulação (LABIM) do Programa de Imunobiologia do IBCCF/UFRJ, foi criado em 2012. Desde a sua criação, as linhas temáticas do laboratório estão concentradas nas áreas de Imunologia, Microbiologia e Medicina Experimental avaliando os mecanismos imunomoduladores desencadeados por infecções parasitárias e/ou moléculas purificadas. Resumidamente o Laboratório investiga a importância de componentes celulares da resposta inata na regulação da imunidade. Por exemplo, a fagocitose de células apoptóticas por macrófagos e o envolvimento das células B-1 e seus produtos secretados em modelos de doenças infecciosas e inflamatórias. Além disso, nosso grupo descreveu o envolvimento dos componentes capsulares do fungo oportunista Cryptococcus neoformans na modulação da resposta imunitária e consequentemente no curso da infecção. O Laboratório de Imunomodulação também colabora com diferentes grupos de pesquisa (UFRJ e outras instituições do país). Além disso é importante ressaltar que o laboratório está empenhado na formação de futuros profissionais que possam contribuir de maneira relevante para o progresso da ciência.